DOM PIETRO GIORGIO FRASSATIPOR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA,ARCEBISPO ELEITO DA ARQUIDIOCESE PRIMAZ DO CARMO
Bairro do Carmo, 05 de dezembro de 2025.
Ao Povo de Deus, aos irmãos no episcopado, aos sacerdotes, religiosos e religiosas, e a todos os fiéis da Arquidiocese Primaz do Carmo:
Com reverência e espírito de serviço, torno pública minha palavra de agradecimento pela confiança depositada em meu ministério ao ser eleito Arcebispo Metropolitano do Carmo.
Elevo primeiramente meu coração em ação de graças ao Senhor, que nos recorda: “Eu sou o Bom Pastor; conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem” (Jo 10,14). É n’Ele que encontro a força e a paz para assumir este ministério, consciente de que o verdadeiro pastor deve sempre imitar Cristo, que dá a vida por suas ovelhas.
Agradeço ao Santo Padre, Papa Pio IX, pela confiança e pela responsabilidade que me confere neste novo ofício. Recebo esta missão com humildade e firmeza, inspirado pelas palavras de Santo Agostinho: “Com vocês sou cristão, para vocês sou bispo”. Venho para caminhar convosco, não para dominar; para servir, não para ser servido (cf. Mt 20,28).
Com espírito de gratidão, rendo homenagem aos meus veneráveis antecessores: Dom Vitor Lefebvriniano, Dom Murilo Paiva e ao Administrador Apostólico Dom Eugênio Cardeal Pacelli. Cada um, em seu tempo, foi instrumento da providência divina para guiar este rebanho. Como nos ensina São Paulo: “Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem faz crescer” (1Cor 3,6).
Saúdo especialmente as amadas Dioceses de Fátima e de Aparecida, sufragâneas da Arquidiocese Primaz do Carmo. Em comunhão fraterna, reafirmo que somos todos parte de um mesmo corpo, como proclama o Apóstolo: “Assim como o corpo é um só, embora tenha muitos membros, e todos os membros, apesar de serem muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo” (1Cor 12,12). Que esta unidade seja sinal vivo da catolicidade da Igreja e da força da fé que nos une.
Peço a todos que rezem por mim, para que eu seja fiel ao Evangelho e saiba conduzir esta Arquidiocese com sabedoria, coragem e caridade. Como exorta São Pedro: “Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, cuidando dele não por constrangimento, mas de boa vontade, conforme Deus quer” (1Pd 5,2).
Reitero meu compromisso de servir com dedicação, proximidade e amor, colocando-me inteiramente à disposição do Povo de Deus. Que juntos possamos fortalecer a comunhão eclesial, promover a evangelização e guardar a fé que nos foi confiada. Como dizia Santa Teresa de Ávila: “Nada te perturbe, nada te espante; tudo passa, Deus não muda. A paciência tudo alcança; quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta.”
Que Nossa Senhora do Carmo, padroeira desta Arquidiocese, interceda por nós e nos conduza sempre ao seu Filho Jesus. Que possamos proclamar com alegria e confiança: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13). E que, sustentados pela graça, sejamos uma Igreja viva, ardente na fé e luminosa na caridade, como nos recorda São João da Cruz: “No entardecer da vida, seremos julgados pelo amor.”
Em Cristo,
Dom Pietro Giorgio Frassati
Arcebispo Eleito da Arquidiocese Primaz do Carmo.