A Arquidiocese Primaz do Carmo foi solenemente erigida por Sua Santidade o Papa Bonifácio III, mediante a Bula Pontifícia Universae Ecclesiae Decus, datada de três (03) de setembro do Ano do Senhor de dois mil e vinte e cinco (2025).
Logo após a sua fundação, para assegurar a reta condução pastoral e administrativa desta nova Igreja particular, foi designado como primeiro Administrador Apostólico o Eminentíssimo Cardeal Dominik Lacroix, a quem coube a missão de acompanhar os trâmites iniciais da Arquidiocese, ordenar as estruturas pastorais e orientar o clero e os fiéis em seus primeiros passos de organização.
Em seguida, no mesmo ano, foi oficializada a nomeação do primeiro Arcebispo Primaz desta Sé Metropolitana, Dom N., cuja provisão canônica foi publicada no dia DDD de MMM do Ano do Senhor de 2025 (ainda a definir a nomeação). Com sua posse, consolidou-se a vida da Arquidiocese, marcada pela solene celebração e pelo júbilo dos fiéis que, unidos em comunhão eclesial, acolheram o seu Pastor e Pai espiritual.
A Arquidiocese Primaz do Carmo abrange todo o território da Cidade do Carmo, assim como os bairros de Megide, Fátima e Aparecida, constituindo-se em centro de unidade eclesial, farol de evangelização e casa de fé para o Povo de Deus confiado à sua solicitude pastoral.
Desde a sua ereção, a Arquidiocese se propõe a ser sinal vivo da presença de Cristo no mundo, guardando a Tradição Apostólica e promovendo a missão evangelizadora da Igreja, de modo a responder com fidelidade aos desafios pastorais do tempo presente e a conduzir, com zelo e esperança, o rebanho que lhe foi confiado.