Carta de Renúncia do Arcebispo e Constituição do Colégio de Consultores



DOM PIETRO GIORGIO FRASSATI

POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA,
ARCEBISPO METROPOLITANO DA ARQUIDIOCESE DO CARMO


Bairro do Carmo, 07 de janeiro de 2026.

À amada e venerável comunidade da Arquidiocese do Carmo,


Com o coração transbordando de gratidão e reverência, venho diante de vós para anunciar minha renúncia ao ministério de Arcebispo do Carmo. Esta decisão não nasce de fraqueza, mas de obediência ao chamado de Deus, que sempre conduz sua Igreja pelos caminhos da renovação e da esperança.  


A Arquidiocese do Carmo é o berço da minha vida espiritual. Foi aqui que ouvi o chamado do Senhor; aqui me formei como seminarista, aqui fui ordenado diácono e sacerdote, e finalmente, pela graça divina, recebi a missão de ser vosso arcebispo. Desde então, cada dia foi marcado por frutos abundantes: a paz que brota da oração, a alegria do serviço, a comunhão entre irmãos e a certeza de que o Espírito Santo jamais abandona aqueles que se entregam por inteiro ao Evangelho.  


Desde os primeiros passos no seminário até os dias de hoje, sempre desejei ardentemente guardar a fé. Guardá-la como quem protege um tesouro, como quem vela por uma chama que não pode se apagar. Guardar a fé significou para mim defender a verdade do Evangelho, sustentar os irmãos na esperança e permanecer firme diante das provações. Se fui chamado a ser pastor, foi para que a fé desta comunidade jamais se perdesse, mas se fortalecesse e se tornasse luz para o mundo.


Se hoje me despeço deste ofício, faço-o com a consciência de que minha vida se confundiu com a história desta arquidiocese. Caminhei com os pobres e aflitos, celebrei com os jubilosos, chorei com os que sofrem, e em cada gesto encontrei o rosto de Cristo. Se algo posso deixar como legado, é o testemunho de que o amor de Deus é mais forte do que qualquer fraqueza humana, e que a Igreja do Carmo permanecerá sempre como farol de fé e esperança.  


Não posso deixar de elevar minha voz em profunda gratidão ao Santo Padre, Papa Pio IX, que, inspirado pelo Espírito Santo, me chamou para esta missão e me confiou o pastoreio da Arquidiocese do Carmo. Sua paternal benevolência foi para mim sinal da presença viva de Cristo na Igreja. Com igual humildade e reverência, agradeço ao Santo Padre por ter acolhido minha renúncia, gesto que confirma que a obediência e a confiança na Providência são sempre o caminho da verdadeira paz. 


Que o Senhor conserve sua vida e ministério, e que sua bênção apostólica continue a iluminar esta arquidiocese.  


Colégio de Consultores  

Para garantir a continuidade da missão eclesial, anuncio a constituição do Colégio de Consultores, que terá a responsabilidade de discernir e indicar o novo Administrador Apostólico da Arquidiocese do Carmo.  


Colégio de Consultores da Arquidiocese do Carmo  

- Monsenhor Rafael Silva

- Padre Gabriel Vasconcelos

- Padre Joaquim D’Aniello

- Padre João Paulo Santos  

- Dom Matteo Gabrielle D’Médici  

- Dom Francisco Mendes  


Colégio de Padres Consultores provenientes da Diocese de Fátima

- Padre Gabriel Torres Alencar

- Padre Thallys Sabino


A eleição do novo Arcebispo do Carmo será conduzida por Dom Philipe Scherer, Bispo Diocesano de Fátima, que presidirá este processo com espírito de oração, comunhão e fidelidade à Igreja.  


Queridos irmãos e irmãs, não vos peço lágrimas, mas orações. Não vos peço saudade, mas esperança. Que cada um de vós se una em súplica ao Espírito Santo, para que o próximo pastor seja instrumento de paz, de unidade e de guarda da fé. 


Deixo-vos com estas palavras: Tudo o que fiz, fiz por amor a Cristo e à Sua Igreja. Tudo o que entrego, entrego nas mãos de Deus e da Virgem do Carmo. Tudo o que espero, espero na fé de que o Senhor continuará a guiar esta arquidiocese com a mesma ternura com que me guiou até aqui.


“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé.” (cf. 2Tm 4,7)


Com gratidão eterna, bênção e paz,  







Postagem Anterior Próxima Postagem