Convocação para o I Congresso do Clero | Arquidiocese Primaz do Carmo

Dom Giovanni Maria Cardeal Betori 

Por Mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, 
Cardeal Proto-Diácono de Nossa Senhora do Divino Amor em Castel di Leva,
Arcebispo Metropolitano Primaz do Carmo

CONVOCAÇÃO PARA O I CONGRESSO DO CLERO: UNIDADE, OBEDIÊNCIA E MISSÃO

(ATO DE GOVERNO Nº004/2026)

"Vós sois o sal da terra e a luz do mundo" (Mt 5, 13-14).

Caríssimos Irmãos Bispos, Presbíteros e Diáconos,

Saúde e Bênção Apostólica!

No exercício do múnus que nos foi confiado pelo Sucessor de Pedro como Pastor desta Igreja Primacial, dirigimo-nos a vós no limiar do Tempo Quaresmal. Este é o tempo favorável para a renovação interior e para a reafirmação dos laços que nos unem ao Altar e ao nosso Bispo.

Diante dos desafios contemporâneos e da necessidade premente de uma formação sólida e de uma obediência zelosa, CONVOCAMOS todo o Clero desta Arquidiocese para o I CONGRESSO DO CLERO: UNIDADE, OBEDIÊNCIA E MISSÃO, a realizar-se no dia 21 de fevereiro de 2026.

I. DA FINALIDADE: O Congresso visa fortalecer a identidade sacerdotal, promover o diagnóstico pastoral das nossas comunidades e reafirmar a lealdade absoluta à Santa Igreja e à Cúria Romana. Na ocasião, contaremos com a honrosa participação de eminentes Cardeais da Cúria Metropolitana e Romana.

II. DA OBRIGATORIEDADE: Conforme as normas do Direito Canônico sobre a disciplina clerical e a obediência devida ao Ordinário, a presença de todos os clérigos incardinados e residentes é obrigatória e indelegável. Ausências deverão ser justificadas formalmente por escrito à Chancelaria com antecedência mínima de 24 horas, sob pena de sanções administrativas e eclesiais.

III. DA PROGRAMAÇÃO LITÚRGICA: O Congresso culminará com a Santa Missa Estacional na Catedral Primacial. Solicitamos que cada clérigo traga suas vestes litúrgicas (Alva, Estola e Casula Roxa), em observância ao espírito quaresmal e à unidade visual do nosso presbitério.

IV. INFRAESTRUTURA: O credenciamento terá início às 08h30 no Palácio Arquiepiscopal. O almoço fraterno será oferecido por esta Cúria no local do evento.

PROGRAMAÇÃO EXECUTIVA (Anexo à Circular)

08h30 – Recepção e Credenciamento.

09h00 – Sessão de Abertura: Pronunciamento de S. Em.ª o Cardeal Giovanni Maria Betori.

09h20 – Conferência I: "A Cátedra de Pedro e o Voto de Obediência: O Clero como Colaborador do Papa". (Conferencista: Cardeal Betori).

10h00 – Círculos de Escuta: "Desafios da Evangelização no Carmo: Um Diagnóstico de Unidade". (Moderação: Dom Rafael Arns e Dom Laureno Torres).

11h30 – Almoço Fraterno (Servido no Palácio).

13h00 – Conferência II: "O Clero no Século XXI: Entre a Gestão Administrativa e o Zelo das Almas". (Conferencistas Convidados: Cardeais Atanásio e Leopoldo).

14h00 – Exposição do Santíssimo Sacramento: Adoração e Silêncio.

14h30 – Meditação: "São Pedro Damião e o Coração do Pastor". (Pregador: Cardeal Betori).

15h00 – Missa Estacional da Unidade: Catedral Metropolitana (Liturgia do Sábado após as Cinzas).

Que a intercessão de São Pedro Damião, cuja memória celebraremos no dia do Congresso, ilumine nossa jornada rumo à Páscoa do Senhor.

Dado e passado em nossa Cúria Metropolitana, aos doze dias de fevereiro do ano de Nosso Senhor de dois mil e vinte e seis.

+ Giovanni Maria Cardeal Betori 
Arcebispo Metropolitano Primaz do Carmo
Postagem Anterior Próxima Postagem