Mensagem de Gratidão ao Papa Pio IX e Suspensão do I Congresso do Clero | Arquidiocese Primaz do Carmo

 


Dom Giovanni Maria Cardeal Betori 

Por Mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, 
Cardeal Proto-Diácono de Nossa Senhora do Divino Amor em Castel di Leva e
Arcebispo Metropolitano e Primaz do Carmo

MENSAGEM DE GRATIDÃO AO PAPA PIO IX E 
SUSPENSÃO DO I CONGRESSO DO CLERO

Caríssimos Irmãos no Episcopado, Presbíteros e Diáconos, Amados filhos e filhas da Igreja Primaz do Carmo,

"O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!" (Jó 1, 21)

Com o coração revestido pela sobriedade deste tempo quaresmal, dirijo-me a vós para partilhar a profunda emoção que nos une à Sé Apostólica neste dia histórico. Recebemos, com espírito de fé, a notícia da renúncia de Sua Santidade, o Papa Pio IX, ao Ministério Petrino.

Para este vosso Arcebispo, este momento possui um significado indelével. Foi o Papa Pio IX quem, por beneplácito divino, confiou-me a honra e o peso de governar esta Arquidiocese Primaz. A ele devo não apenas a minha obediência, mas a gratidão de um filho que foi enviado pelo pai para cuidar de um rebanho precioso. O seu gesto de humildade ao reconhecer a fragilidade das forças é, para todos nós, a maior lição de amor à Igreja que poderíamos receber.

Diante da gravidade deste acontecimento e da iminente entrada em período de Sé Vacante no próximo dia 24 de fevereiro, a prudência pastoral e o respeito ao luto espiritual da Igreja exigem de nós recolhimento.

Por conseguinte, DETERMINAMOS a suspensão da realização do I CONGRESSO DO CLERO DA ARQUIDIOCESE DO CARMO, anteriormente agendado para o dia 21 de fevereiro. Entendemos que este é o momento de a Igreja do Carmo se colocar de joelhos em oração pelo Santo Padre e pelo futuro da Barca de Pedro, postergando nossas atividades administrativas e formativas para um tempo mais oportuno, após a eleição do novo Sumo Pontífice.

Exorto todo o Clero a permanecer em oração constante. Que em todas as Missas, até a consumação da renúncia, se reze fervorosamente por Sua Santidade e, posteriormente, se observem as normas litúrgicas para o tempo de Sé Vacante.

Que a Virgem do Carmo, Mãe da Igreja e nossa Padroeira Fundacional, nos ampare neste momento de transição, para que permaneçamos firmes na esperança e inabaláveis na unidade.

Dado e passado em nossa Cúria Metropolitana, aos dezenove dias de fevereiro do Ano do Senhor de dois mil e vinte e seis. 
+ Giovanni Maria Cardeal Betori 
Arcebispo Metropolitano e Primaz do Carmo
Postagem Anterior Próxima Postagem