DOM MURILO PAIVA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA,
ARCEBISPO ELEITO DA ARQUIDIOCESE DO CARMO
Bairro do Carmo, 11 de Novembro de 2025.
A todos que lerem, paz e benção da parte do Senhor Jesus.
O serviço sacerdotal é empregado no anúncio do evangelho a toda gente. Levar a todas as pessoas a palavra de vida eterna é um das principais funções do sacerdote. Iniciando a nossa vida sacerdotal dentro da Igreja, recebemos por meio da Ordenação Presbiterial, este belíssimo serviço de amor e fidelidade a Jesus Cristo e, o prosseguimos pelo resto da vida após a Ordenação Sacerdotal. Assim nos diz Nosso Senhor em seu Evangelho: “Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas de salvação até aos confins da terra.” (Atos 13, 47.)
Após refletir sobre esta passagem da Bíblia, compreendemos que nossa missão nesta terra, ordenados na Santa Igreja ou não, é anunciar a boa-nova de Jesus, sem distinção de cor e nem de raça. A igualdade deve prevalecer em toda situação dentro da vivência de nossa fé, já que somos filhos de um único Pai, que é Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nosso querido Diácono Luan, após um determinado tempo de Serviço e de Anúncio da boa-nova de Jesus dentro de nossa Igreja e, tendo recebido as aulas de formação Sacerdotal, foi ordenado Sacerdote da Santa Igreja que deixo ao conhecimento de todos:
- Tendo canonicamente sido ordenado o então o Diácono Luan Valentim, incardinado até o momento na Arquidiocese do Carmo, junto a Sua Eminência Dom Murilo Paiva e demais cardeais e bispos. Foi solenemente ordenado aos onze dias do mês de Novembro do ano da graça do Senhor de dois mil e vinte e cinco, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora do Monte Carmelo, por Sua Eminência Reverendíssima, Dom Murilo Cardeal Paiva, tendo como testemunhas de tal ordenação o senhor Cardeal Dom Eugênio, e Dom Pedro Omena juntamente com os Bispos Auxiliares e Padres.
Assim sendo, concedemos a Ordem Presbiterial, 2º Grau da Ordem, ao sr. Luan Valentim, incardinado na Arquidiocese do Carmo, sendo nomeado Vigário na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima.
Por fim, invocamos a benção da Santíssima Virgem Maria do Carmo, Mãe de Deus e nossa, e de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes.