Dom Giovanni Maria Cardeal Betori
Por Mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica,
Cardeal Proto-Diácono de Nossa Senhora do Divino Amor em Castel di Leva,
Prefeito do Dicastério para o Clero e
Arcebispo Metropolitano Primaz do Carmo
HOMILIA DO ARCEBISPO NA MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS E BOAS-VINDAS
(4 de fevereiro de 2026, na Paróquia São Pedro)
Queridos irmãos e irmãs, povo santo de Deus da Arquidiocese Primaz do Carmo. Amados filhos desta "Aldeia del Carmeli" que se tornou cidade, homens e mulheres do mar, agricultores de mãos calejadas e corações abertos.
As leituras de hoje nos falam de escolhas e de fé. Mas, antes de comentá-las, olho para esta assembleia e sinto o que o vosso coração grita. O desejo de estabilidade. Sei que os últimos tempos foram de dor e confusão. Vistes aqueles que deveriam guiar-vos em direção a Pedro afastarem-se dele. Vistes a triste realidade da excomunhão e da demissão do estado clerical daqueles que um dia chamastes de 'pai'.
Mas escutai bem: Vós não estais órfãos! A Igreja não pertence a este ou àquele Bispo; a Igreja é de Cristo, e Cristo nunca abandona a Sua Esposa. Se alguns falharam, a fidelidade de Deus permanece inabalável. Roma não se esqueceu do Carmo. O Sucessor de Pedro, o Papa Pio IX não se esqueceu de vós.
Na primeira leitura, Davi peca ao querer 'contar' o povo, buscando uma glória humana e numérica. É o pecado da autossuficiência. Infelizmente, foi esse mesmo orgulho que levou alguns de vossos antigos pastores ao abismo da desobediência. Eles pensaram que eram maiores que a Igreja; pensaram que podiam caminhar sozinhos, fora da barca de Pedro.
Davi arrependeu-se e pediu: 'Peço-te que a tua mão se volte contra mim, mas poupai estas ovelhas'. Hoje, como vosso Arcebispo e Cardeal, assumo diante de Deus o compromisso de proteger estas ovelhas. Minha vinda de Roma é o selo de que a ordem foi restabelecida. O tempo da confusão acabou. O tempo da unidade começou.
No Evangelho, o povo de Nazaré ficou escandalizado e não pôde ver os milagres de Jesus. Não deixeis que o escândalo causado pela queda de homens enfraqueça a vossa fé. Não olheis para as fraquezas humanas que passaram por esta Sé, mas olhai para a Cruz de Cristo, que é eterna.
Jesus curou apenas alguns doentes em Nazaré porque a fé era pouca. Eu vos peço hoje: aumentai a vossa fé! Abri as portas do coração para este novo tempo. A Cidade do Carmo, que nasceu sob o manto de Nossa Senhora e cresceu sob a proteção de São Pedro, não será lembrada pelas feridas da divisão, mas pela glória da sua restauração.
Vim para ser o vosso Pastor. Não para ser servido, mas para servir e para garantir que cada fiel desta Arquidiocese — de Megide a Aparecida, da beira-mar aos campos da Espiga — saiba que caminha no rumo certo, em comunhão com o Papa e com toda a Igreja Universal.
Davi escolheu cair nas mãos da misericórdia de Deus. Nós, hoje, escolhemos a segurança da unidade. Que Maria, a Flor do Carmelo, cure as vossas feridas e que São Pedro nos mantenha firmes na Rocha. Amém.
+ Giovanni Maria Cardeal Betori
Arcebispo Metropolitano Primaz do Carmo
Tags:
Arcebispo
Arquidiocese do Carmo
Bispos
Cidade do Carmo
Colégio dos Consultores
Diáconos
Dom Giovanni Maria Cardeal Betori
Homilia
Leigos
Presbíteros
