Dom Giovanni Maria Cardeal Betori
Por Mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica,
Cardeal Proto-Diácono de Nossa Senhora do Divino Amor em Castel di Leva e
Arcebispo Metropolitano e Primaz do Carmo
NOTA DA CHANCELARIA ARQUIDIOCESANA
SOBRE A RENÚNCIA DE SUA SANTIDADE O PAPA PIO IX
(NOTA Nº 001/2026)
A ARQUIDIOCESE DO CARMO, EM DEFESA DA UNIDADE E DA ESTABILIDADE DA SANTA MÃE IGREJA, VEM A PÚBLICO MANIFESTAR:
A perplexidade e o pesar diante do anúncio de renúncia de Sua Santidade, o Papa Pio IX. Esta Igreja Particular, que floresceu sob o seu cajado, não pode silenciar diante de um gesto que abre um abismo de incertezas no atual momento histórico.
Como Primaz do Carmo e em comunhão com o nosso Clero, manifestamos a nossa resistência espiritual à vacância da Sé Apostólica. Entendemos que a paternidade não se extingue pela fragilidade física, e que a Igreja necessita, hoje mais do que nunca, da presença firme de quem foi escolhido por Deus para guiá-la.
Alertamos ao Colégio Cardinalício e a toda a Cristandade que o momento atual marcado por divisões internas e pela necessidade de reconstrução da nossa própria identidade não oferece as garantias de paz e segurança necessárias para a realização de um novo Conclave. Uma eleição sob as atuais tensões poderia colocar em risco a própria unidade da Igreja.
Rogamos a Sua Santidade que reconsidere sua decisão. O Carmo não reconhece um trono vazio enquanto o seu legítimo ocupante ainda possui a sabedoria necessária para governar através da cruz e do sofrimento.
Determinamos que, até o dia 24 de fevereiro, todas as paróquias permaneçam em vigília, suplicando ao Espírito Santo que mova o coração do Santo Padre a permanecer no Leme da Barca de Pedro.
Eu subscrevi,
+ Paolo Bianchi Albani
Chanceler da Cúria Metropolitana
Tags:
Arcebispo
Arquidiocese do Carmo
Bispos
Cidade do Carmo
Colégio dos Consultores
Diáconos
Dom Giovanni Maria Cardeal Betori
Leigos
Nota Chancelaria
Presbíteros
